Marca CV mantém liderança nas vendas de Nelore mocho

A marca CV continua líder em vendas de Nelore mocho, segundo o Top 100 da Revista AG, que avalia os maiores criadores de touros do Brasil. Em 2019, o criatório de Carlos Viacava comercializou 670 animais da variedade mocho e outros 53 Nelore padrão, alcançando a 9ª posição no ranking dos Top 50 maiores vendedores.

O levantamento, realizado há cinco anos pela consultoria BrasilcomZ em parceria com a Revista AG, traz a atual radiografia de uma produção de touros zebuínos com foco na garantia de produtividade ao comprador. O perfil dominante entre os 50 maiores vendedores de touros revela propriedades tecnificadas, com atuação baseada em gestão e trabalho focado em melhoramento e certificação.

Os 723 animais da marca CV foram comercializados em três leilões, por um valor médio de R$ 8,5 mil cada. Neste ano, inovando mais uma vez, a CV Nelore Mocho irá ofertar os seus animais em uma venda única, no programa De Olho na Fazenda, transmitido pelo Canal do Boi. O remate acontece de 18 e 28 de setembro e irá envolver 600 touros e 400 fêmeas, sendo 200 vacas e 200 novilhas.

Carlos Viacava tem preferência pela variedade devido à maior segurança que os animais proporcionam. “O Nelore mocho tem todas as características de adaptação. É o melhor gado para as regiões tropical e subtropical. Além disso, não machuca as pessoas e nem os outros animais pela ausência de chifres”, ressalta.

Para o CEO da marca CV, Ricardo Viacava, as perspectivas para 2020 são muito boas, apesar das dificuldades enfrentadas por diversos setores devido à pandemia. Segundo ele, a pecuária tem se mostrado uma atividade muito atraente. “Uma forte demanda pela carne brasileira tem mantido os preços da arroba em novos patamares e a reposição em alta, o que incentiva o criador a reter matrizes e investir na aquisição de touros melhoradores”, explica.

Na visão do pecuarista, a chave para a rentabilidade do setor está no investimento em genética que traga embarcadas as precocidades de terminação e sexual.