Fazenda Campina apresentou sistema ILPF a pesquisadores do Brasil e Reino Unido



No dia 28 de março, pesquisadores do Brasil e do Reino Unido visitaram a Fazenda Campina, de propriedade de Carlos Viacava, localizada no município de Caiuá (SP). Na ocasião, foi apresentada a aplicação prática do sistema de Integração Lavoura Pecuária-Floresta (ILPF), tecnologia que supera os problemas do solo arenoso para produzir soja e pastagem de qualidade.

A visita faz parte da programação de uma cooperação internacional iniciada em 2016, que busca eficiência do uso de nitrogênio em sistemas de produção agropecuária. Entre os dias 26 e 29 de março, os pesquisadores se reuniram na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Presidente Prudente (SP), parceira da propriedade.

No dia 27, o grupo assistiu palestra com o tema “A ILPF e a transformação de uma fazenda produtora de genética na pecuária de corte”, ministrada por Juliano Roberto, diretor de Produção do Grupo CV, que também recebeu a todos na fazenda.


Juliano Roberto, diretor de Produção do Grupo CV

O objetivo dos pesquisadores dos dois países foi debater os resultados encontrados na atuação do Grupo Nucleus, grupo virtual criado para os estudos científicos que buscam melhoria da eficiência do uso de nitrogênio em cultivos consorciados de pastagens e grãos. Esses resultados sinalizam para redução de custo na produção agropecuária e redução do impacto ambiental, mediante o uso de tecnologia.